I made this widget at MyFlashFetish.com.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Suicídios diminuem em época eleitoral

Suicídios diminuem em época eleitoral


Família feliz
Ano eleitoral é – fácil, fácil – estação de ver gente desiludida por aí. Mas também tem coisa boa nesse circo todo. Pesquisadores dos EUA analisaram os registros de suicídios ocorridos durante eleições presidenciais de lá entre 1981 e 2005 e observaram que, em estados onde a maioria dos eleitores apoiava o candidato vencedor, as taxas de suicídio diminuíram. Até aí, tem uma lógica óbvia na coisa: seu preferido ganhou, você fica feliz.
Mas… “Ao contrário do esperado, as taxas de suicídio diminuíram ainda mais nos estados onde a maioria dos eleitores apoiava um candidato derrotado. Os índices foram 4,6% menores entre os homens e 5,3% menores entre as mulheres”, diz o estudo.
Os autores creditam esse fenômeno ao “poder da coesão social”. E explicam: “é claro que apoiar o candidato perdedor é uma droga. Mas se todos ao seu redor também o apoiaram, não é tão ruim, porque você se sente conectado a essas pessoas, à sociedade” – sentimento que (até certo ponto, é claro) dá um up na alegria de viver e afasta as ideias suicidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário